terça-feira, 10 de novembro de 2015

Vocês precisam conhecer os corneteiros


Existem vários tipos de corneteiros em um clube de futebol. Os sanguíneos, os estrategistas, os políticos e os “fogo amigo” são os exemplos mais comuns. Existem também os conselheiros que gostam de visitar programas de rádio, os comentaristas de redes sociais e outros tantos exemplos, mas, hoje, vamos falar dos primeiros quatro casos, já que esses são os exemplos mais destrutivos para o ambiente de um clube de futebol.

Os sanguíneos são os "torcedores" que mudam de opinião a cada gol. Por exemplo, Luan passa de preguiçoso a craque em dois lances. Esse tipo de corneteiro transforma o clube em um eletrocardiograma. A cada vitória ele quer renovar por 10 anos com todos os jogadores e a cada derrota ele quer trocar o técnico e mais os trinta jogadores que estão sob contrato. Se bem controlados, eles atrapalham pouco. O problema é quando os dirigentes dão ouvidos e acabam contaminados por esses tipos de corneteiro.

Os estrategistas são mais perigosos. Eles já têm consciência do ambiente e também tem acesso às pessoas que estão no comando. Normalmente, não gostam de expor as suas opiniões publicamente, mas estão sempre (basicamente via whats) mandando "soluções" para os comandantes. Gostam muito do café no clube no final da tarde e se consideram (na verdade são) parte do grupo que "pensa" o clube. São os ditos aspones, mas na verdade são corneteiros destrutivos.

Os políticos são casos mais extremos. Transitam no mundo político e sempre tem uma teoria da conspiração contra quem está no comando. Gostam muito de reunião em grupo (de preferência churrascos) e nestes eventos, além de demonizar quem está no poder, mostram exatamente como seria o caminho certo. Quando ele (ou o grupo) está no poder, normalmente continuam com estes eventos, mas agora, para falar da próxima eleição e queimar as coisas que foram feitas pela gestão anterior. Esse tipo de corneteiro é conhecido de longe, já que eles "sabem tudo" sobre o clube.

O "fogo amigo" é o caso mais comum. Membro de todas as gestões, transitam facilmente em todos os programas de rádio, gostam de falar e se dizem sempre torcedores acima de tudo. Como são bem informados, usam isso como moeda de troca. Gostam de criar intriga e não tem amigos de verdade. O seu grande parceiro é o "poder" e vivem para estar perto de quem comanda. Outra característica é que não tem opinião. A opinião pública é a do presidente. Quando sente que o poder está trocando de mãos, não tem vergonha nenhuma de mudar de opinião.

Corneteiros fazem muito mal ao ambiente de um clube de futebol. Se você quer um dia ser dirigente de futebol precisa saber disso. Leia atentamente, veja e analise quem está perto de você. Dentro do possível tente limpar o seu ambiente, isso será fundamental para o sucesso do seu trabalho.

Um grande abraço e uma boa semana a todos!
 






César Cidade Dias
Ex-Conselheiro e ex-Diretor de Futebol do
Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
 
Share |