quinta-feira, 28 de agosto de 2014

AS ELEIÇÕES E AS PROMESSAS


Essa semana aqueles que tiverem oportunidade puderam acompanhar o primeiro debate ao vivo transmitido pela televisão, para todo o Brasil, entre os candidatos a Presidente. Foi uma chance que cada candidato teve de apresentar sua plataforma de campanha, suas ideias, e principalmente o nível de comprometimento que ele se propõe junto aos eleitores. No primeiro bloco do programa, a produção da TV preparou uma pergunta igual para todos os candidatos, que deveria ser respondia individualmente por cada um deles. A pergunta era de forma resumida, quais seriam os planos de cada um deles, na hipótese de eleitos, com relação à segurança dos cidadãos, e o sentimento de impunidade que a sociedade clama junto ao governo. TODOS os candidatos tinham uma grande oportunidade de falarem a única coisa que gostaríamos de ouvir : "VAMOS MUDAR AS LEIS PARA SEREM MAIS SEVERAS, E VAMOS ACABAR COM ESSES RITOS INTERMINÁVEIS DOS PROCESSOS NA JUSTIÇA". Mas infelizmente o que ouvimos foi um interminável discurso evasivo de atacar as consequências (mais polícia), em vez de atacar as causas (medidas p/manter na cadeia os bandidos).

Mas o porquê dessa introdução se o nosso negócio aqui é o GRÊMIO ? Pois é, nessa semana também tivemos o lançamento de uma candidatura para a Presidência do clube, onde o discurso foi concentrado em PROMESSAS, e aqui não vou fazer juízo de valor dessas promessas, apenas vou me utilizar desse mote para desenvolver uma linha de raciocínio junto aos meus tricolores leitores.  Há muito tempo que tenho pensado sobre o modo e a maneira que o nosso clube é conduzido politicamente, e confesso que me preocupo quando sabemos que estamos divididos entre quase vinte grupos políticos, sejam eles grandes ou menos expressivos, todos com uma coisa em comum : Todos querem o melhor para o Grêmio ! Mas se todos querem o melhor para o Grêmio, então porque não se unem ??? Tenho uma teoria, e sem nenhuma comprovação científica, por exemplo, na minha opinião o cargo mais desejado por todos aqueles que militam politicamente nos corredores parlamentares do nosso Grêmio é a PRESIDÊNCIA do clube, talvez alguns nem queiram dizer isso abertamente, mas acho isso absolutamente normal, afinal de contas é o cargo máximo da nossa paixão. Mas atualmente para postular a condição de ser o dirigente máximo do clube é preciso dois pressupostos : 1) Ter experiência junto à vida política e administrativa do clube; 2) Ter RENDA própria para não depender de um emprego para se dedicar integralmente ao clube. Eu não me enquadro em nenhuma das duas premissas, seja por falta de conhecimento, seja porque dependo do meu trabalho para me sustentar. Então ai temos duas barreiras de entrada ! A experiência a gente pode até dar um jeito, é só começar a conviver e se aproximar do dia-a-dia do clube, mas a segunda já é uma coisa mais complicado, porque nem todo mundo nasce em berço esplêndido (do ponto de vista de independência financeira), e veja não acho isso nenhum demérito, pelo contrário, apenas acho isso limitador para pessoas que eventualmente teriam capacidade para dirigir o clube, mas não teriam condições de ajudar por falta de capacidade financeira.

Voltamos então às promessas, eu tenho convicção que todos os postulantes ao cargo máximo do Grêmio querem fazer o melhor para o clube, mas cada qual a sua maneira, e é nisso que eu vejo que chegou a hora se sermos ainda mais seletivos na hora de votar. O associado vai ter a grande chance de se manifestar nas próximas eleições para a Presidência do clube e a renovação de 50% do CD do clube baseado principalmente nas promessas que os candidatos vão nos apresentar, pelo menos eu vou adotar este critério. Se me perguntarem qual seria o tema mais importante para eu dedicar o meu voto nas próximas eleições eu diria sem vacilar : Vou escolher o candidato que se comprometesse em apresentar no CD do clube, no seu primeiro dia de mandato, uma proposta para altera o atual regime de gestão do clube, criando uma PRESIDÊNCIA OPERACIONAL do clube, isto é, teríamos um CEO, com a anuência do CD, devidamente remunerado, Gremista, experiente na gestão administrativa, financeira, operacional, tecnológica e de RH, que prestasse contas dos resultados do clube trimestralmente ao CD. Na minha opinião esse critério não só elevaria o nível de profissionalismo na gestão do clube, como liberaria a Presidência do clube para atuar principalmente mais próximo do futebol e nos assuntos políticos do clube, uma vez que essa sugestão de se implantar uma Presidência Operacional remunerada não vai atuar e nem representar politicamente o clube. Alguns mais céticos poderão se antecipar dizendo que isso não vai funcionar porque trata-se de um clube com várias facções políticas, e que o consenso entre esse grupos inviabilizaria essa proposta. Desculpem, falácias a cerca de uma coisa que depende apenas de vontade política dos entes envolvidos, e coragem para INOVAR e modernizar a gestão do nosso clube.
Agora pergunto, quantos candidatos vão ter coragem de fazer promessas absolutamente factíveis e vão cumprir, e faço aqui uma observação, não adianta me dizer que quer voltar a ganhar GRENAL e GAUCHÃO, porque isso é óbvio, o que eu quero saber como esse candidato vai fazer de forma OBJETIVA para que isso aconteça, tanto no cenário político brasileiro, como nas sucessivas direções no Grêmio, o eleitor/associado já esta cansado de promessas e compromissos assumidos não cumpridos. Temos que criar regras claras do alcance do poder dos cargos políticos no clube, e impor uma gestão com responsabilidade, inclusive, como é em qualquer empresa privada, com a devida cobrança material em eventuais prejuízos ao clube decorrente de má gestão, ou gestão fraudulenta. Quantos vão se comprometer em criar uma política de manutenção e VALORIZAÇÃO do nosso quadro social através de ações que priorizem a fidelização desses torcedores ? Quantos vão discutir abertamente a relação com as torcidas organizadas ao invés de usá-las politicamente ?? E por fim, quantos vão impor uma gestão financeira do clube obrigando o presidente a respeitar o orçamento anual do clube, sem gastar de forma irresponsável deixando o "pepino" para a próxima gestão ???
Então amigos tricolores, quantos vocês acham que vão fazer essas promessas nas próximas eleições ???
Eu fico na torcida que pelo menos um faça, ai minhas esperanças voltam a ser uma realidade em minha total falta de descrença com as intuições políticas de uma forma geral em nosso País, e de forma particular no nosso clube !
 

FÁBIO IRIGOITE
ADMINISTRADOR
SÓCIO GREMISTA DESDE 1993, COMENTARISTA NO PROGRAMA 2 TOQUES
 
Share |