sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Presente pra torcida mais fanática do Brasil

Foi realmente um presente pra torcida mais fanática do Brasil. Saiu em pesquisa, saiu na imprensa, não sou eu afirmando isso. Claro que é algo meio óbvio, os gremistas reunidos fazem mais barulho, mais fuzuê que qualquer outro torcedor no país. Mas enfim, não é esse o xis da questão. O importante é o jogo contra o Timão e a grande vitória conquistada.

Grande vitória não pelo resultado, que não foi esplendoroso. Não pela atuação que tampouco foi fantástica. Não pra objetivar o título brasileiro, que já se faz distante. Mas sim pelos 3 pontos a mais na tabela, que são sempre importantes nessa disputa acirrada por vaga direta na Libertadores, e pelo fim da seca de bolas na rede do nosso atacante Hermano que muitas vezes transparece uma maior vocação pra volante.

Barcos. Hernán Barcos. Tava na hora dele mostrar seu valor, seu faro artilheiro, sua vocação ofensiva, sua grande habilidade. Ok, a última qualidade talvez seja um exagero demasiado, mas um gol do argentino depois de quase mil minutos no zero causando desespero à nação tricolor é uma luz no fim do túnel. Uma leve bênção aos corações gremistas tão preocupados que já estavam com a possibilidade de ir por água abaixo a segunda colocação tão significativa na atualidade.

Significativa, importante, essencial. Sim, ser vice do Brasileirão é bom, por incrível que pareça. Quem não quer disputar a Libertadores? Quem não quer uma vitrine de exposição de seu clube, sua marca para o continente ver? E as premiações que vêm juntas no pacote? Ainda mais quando o líder parece um desafio inalcançável, uma utopia.

A meu ver, o título é azul e do Cruzeiro. Sem mais delongas, o caminho pro Grêmio ser feliz nesse fim de ano é o segundo lugar e almejar a Copa do Brasil. Esse sim, titulo possível de ser conquistado, de ser sonhado. Semana que vem é o mesmo adversário. De novo o Corinthians. Defesa difícil de ser vencida, mas ataque nem tanto de ser combatido. Se for resultado magro de novo, um a zero, perfeito. Nada pro clube gaúcho vem fácil, tudo é na base do sofrimento mesmo, então pra que mudar essa escrita.

Sobre a partida, bom. Acho que o importante e belo de ser mencionado foi o gol. De resto, um jogo morno com duas defesas sólidas e dois ataques tímidos. Sobraram respeito e estudo tático do adversário e poucos lances de habilidade. O importante foi a vitória e a quebra na sequência de resultados não tão positivos. E salve Dida, o goleiro milagreiro. Baita defesa no finalzinho que impediu um empate injusto.

Marcus Reis @popgremista
Share |