segunda-feira, 30 de setembro de 2013

BR'13 - São Paulo 0 x 1 Grêmio - Vitória feia também vale 3 pontos


Quem disse que time que joga de uma maneira mais defensiva durante quase todo o tempo não pode sair com a vitória? É o nosso tricolor quebrando todos os paradigmas e regras do futebol e vencendo mais uma no brasileirão.

Os críticos e jornalistas, principalmente do centro do país, irão argumentar que a vitória não foi justa, que o São Paulo foi superior o tempo inteiro, que atacou mais, que merecia melhor resultado, etc. Bom, não dá pra questionar eles totalmente, dizer que eles estão completamente errados, que é perseguição, que é o ódio mortal que os colorados e o resto do país nutrem pelo imortal (ódio mortal pelo imortal, beleza de trocadilho).

Com certeza, tivemos uma mistura de sorte com competência defensiva e um aproveitamento eficiente das poucas chances ofensivas (de relevante de jogada de ataque basicamente só o gol). Se os paulistas tivessem empatado o jogo e virado, gremista nenhum se atreveria a dizer que foi uma injustiça, que o time merecia um resultado positivo e tal. Não teria como. A vitória foi um achado. Brilhante achado. Brilhante Vargas. Não pode mais sair do time de jeito maneira.

O time entrou acuado, o esquema com três atacantes que teoricamente deixaria o time mais ofensivo não está funcionando como deveria. Os atacantes continuam indo buscar a bola no meio de campo quando deveriam ficar esperando as bolas serem alçadas a eles pelos meias. Mas o que esperar de um time que é escalado sem meias? Pelo menos não de ofício? Cadê nosso Zé em campo? Ou então o Elano, que não supera o primeiro, mas pelo menos tem um passe mais qualificado que os titulares de agora?

Hoje deu certo, a rodada foi positiva, voltamos aonde nunca deveríamos ter saído. Segundo lugar honroso e com ótimas chances de permanência, pois um Fogão em crise e um Furacão perdendo em casa não se mostram como graves ameaças ao Grêmio.

Mas título, melhor nem pensar nisso, porque tirar a diferença que o Cruzeiro impôs se mostra quase impossível. Nem nosso rival conseguiu a façanha de vencê-los. Pior, perdeu em casa e aprofundou sua crise. Acho que o melhor é ir jogo a jogo e se firmar no G4. Caso a raposa comece a tropeçar, dá de se pensar em algo mais ambicioso.

Marcus Reis @popgremista

Share |