segunda-feira, 2 de setembro de 2013

BR'13 - Grêmio 1 x 0 Ponte Preta - Quando a sorte está do nosso lado...


Comecei este texto com esta frase. Quando a sorte está do nosso lado. Quando isso realmente está acontecendo, quando as circunstâncias da vida começam a funcionar, quando o mundo está oferecendo oportunidades pra gente agarrar com unhas e dentes, muito bem, abrace-as e tente não deixar fugir. A sorte é como qualquer pássaro: até se adapta a uma gaiola, mas nasceu pra ser livre e voar, sem um paradouro fixo.

Sorte, sorte, sorte. Esse fator tão fundamental na vida é da mesma maneira muito importante para uma equipe de futebol, especialmente em um campeonato gigante como o Brasileirão. E pro nosso Grêmio, então, ela está sendo decisiva. O golzinho (não é menosprezo ao gol, ele é tão grande e importante como um golaço de bicicleta, uma tabelinha perfeita, um voleio certeiro) que o Gladiador nos presenteou foi uma baita entregada da zaga ponte-pretana. Claro, o atacante fez o certo. Teve calma, frieza e precisão e botou a bola por baixo do goleiro, fez o gol e nos trouxe uma vitória que já era esperada, mas foi surpreendentemente difícil.

Apesar da euforia da quinta vitória seguida, da boa fase do time, da vice-liderança, a três pontos da raposa mineira, precisamos ficar alertas. O time não vem fazendo muitos gols, nosso ataque não está conseguindo achar soluções ofensivas que acabem em jogadas produtivas e bem sucedidas. Ganhamos, ok, perfeito, 3 pontos decisivos, campeonato gigante, fundamental a vitória, pode ser decisiva em momentos finais. Mas será que teremos sempre a sorte do nosso lado?

Porque quer queira quer não, foi um gol de sorte. Competência do Kleber em aproveitar uma falha bisonha da zaga adversária, mas será que vamos sempre ter essas oportunidades vindas do céu? As zagas vão entregar todas as bolas de bandeja? O oponente sempre vai ter um jogador expulso nas partidas, facilitando a vida do Tricolor?

Não, claro que não. Isso não vai acontecer sempre. Por isso, devemos conclamar toda a nossa torcida gremista, super empolgada com a campanha positiva, com a fase boa, com esse mês de agosto que normalmente é agourento, pessimista, mas que está sendo perfeito pro Tricolor, para ficarem sempre atentos.

Nada de euforia antecipada, nada de sonhar com uma campanha brilhante, com um titulo antecipado. O time pode ganhar o Brasileirão? Pode...ta fazendo uma campanha pra isso. Porém, “muita calma nessa hora”, com o perdão do trocadilho. Temos que estar cientes que nada está ganho e que o time precisa melhorar sua produção ofensiva pra achar soluções pra derrubar os adversários sem precisar contar com a sorte.

Claro que não podemos enxotar a sorte, deixa a sorte perto de nós, não vamos dar as costas pra ela, mas podemos vencer os jogos sendo mais competentes né? Não custa nada dar uma ajeitada no ataque, um treinamento maior das jogadas ofensivas, até porque os adversários estão vendo o Grêmio em evidência e vão marcar nossas poucas opções de ligação do meio com o ataque, dificultando ainda mais nossa campanha no campeonato.

Se o Renato conseguir achar esse equilíbrio de defesa segura, meio de campo marcando, mas também criando e ataque finalizando com mais precisão, podemos sim abraçar a sorte e planejar um fim de ano com champanhe e muita festa. Já que estamos sendo sortudos, pra que desprezá-la?

Marcus Reis @popgremista 


Share |