domingo, 8 de setembro de 2013

BR'13 - Grêmio 3 x 2 Portuguesa - Baita alívio

Foi dessa maneira que devem ter ficado todos os gremistas desse mundo: aliviados. Não tem outra sensação que possa explicar o que aconteceu com nosso Tricolor nesse final de semana. O que foi o jogo? Primeiro tempo truncado, o time pressionando mas sem efetividade nas conclusões, a Lusa, como se esperava, fechada, tentando apenas os contragolpes e um zero a zero teimoso no placar. Iríamos precisar de melhor qualidade na hora de finalizar pra mudar esse quadro.

Veio o segundo tempo e com ele nosso primeiro alívio. Dois golaços do Pirata e do Zé que encaminharam uma vitória que nos deixaria ainda na cola do Cruzeiro e na briga pela liderança. Quando parecia que tudo seria festa no feriado cívico, veio uma relaxada mortal pros planos tricolores. A Lusa foi lá e empatou um jogo perdido, numa baita reação.

Frustração. Desespero. Raiva do time. Uma vitória certa, os 3 pontos garantidos se transformaram num empate amargo pros planos azuis de G4. Provavelmente cairíamos mais algumas posições, o time entraria em parafuso, decisões do treinador iriam começar a ser questionadas, tanto por torcedores, imprensa e dirigentes e o pior: poderíamos ver nosso arquirrival ficar colado na tabela e em franca ascensão. Isso não poderia acontecer, estaríamos naufragando e junto com nós toda uma expectativa por uma campanha vitoriosa no segundo turno.

Seria trágico empatar pra um time da parte de baixo da tabela, com todo respeito ao clube lusitano. Seria uma derrocada, um tropeço que machucaria a alma dos gremistas e nos levaria pra baixo. A Arena repleta de azuis merecia mais. E o mais veio.

Pênalti marcado, na minha opinião muito bem marcado, gol do Gladiador e a vitória de novo nos nossos pés. Foi difícil, foi suado, houve falhas, uma relaxada geral que quase nos custou caro, mas valeu pelos três pontos e pra que sejam tiradas lições de como se portar dentro de campo quando se esta ganhando um jogo aparentemente tranqüilo.

Claro, vamos ter que nos acostumar com o chororô geral da imprensa do centro do país que não pode ver o Grêmio na parte de cima da tabela. Vão inventar que o juiz foi comprado, se descobrem erros a favor do Imortal, que o time é violento, que a torcida é vândala, enfim. O que de fato importa é a retomada do caminho dos resultados positivos e terminar lá em cima na tabela do campeonato, fazendo sua parte e secando os adversários diretos. Não vai ser fácil, o time vai ter que estar atendo a diversos fatores de arbitragem que jogarão contra, mas não se pode desistir de tentar. E que venha o segundo turno com mais vitórias azuis... do Grêmio, do Cruzeiro não.


                                                                                                             Marcus Reis @popgremista
Share |