domingo, 7 de julho de 2013

O "CASE" Dunga e o que falta para imprensa

( VONTADE DE COMPRAR UM BRONCÃO E PARAR DE FUXICAR BRONQUINHAS. DESUNIDA E COORPORATIVA, A MÍDIA ESPORTIVA PERDE TEMPO COM FUXIQUINHAS )


Coluna do Carlos Josias: Diretor Jurídico do Grêmio 93/98, Conselheiro 94/2010 e Vice-Presidente 2005/07. Josias @cajosias é colunista do Grêmio 100mil. www.facebook.com/cjosias.oliveira











Já falei sobre isto muitas vezes, mas vou repetir. E venho dizendo isto há muito tempo. Por casualidade com o Daniel Oliveira nos tts troquei rápidas pinceladas quando li o seu ´desabafo`, e registrei também o que penso em postagem do Alex Bagé.
  
A categoria dos jornalistas, em que pese ser corporativista, como todas as demais, diga-se de passagem, é desunida no que mais importa... se une na bronquinha e se dispersa na broncona... 1. Não é necessário ter diploma para exercer a profissão, broncona que tinha que ser comprada e enfrentada ... 2. Os jornalistas não possuem um conselho, como, por exemplo, os médicos ( CREMERS ) e advogados ( OAB );  assim ... não há quem saia oficialmente em suas defesas quando efetivamente seja necessário 2.1. Ao mesmo tempo, e por causa disto, não possuem comissão de ética o que acaba se constituindo num benefício duvidoso 2.1.1. Neste benefício duvidoso há bônus e ônus, quem efetivamente for flagrado ganhando bola, jabá, etc., ou praticando um jornalismo de conduta censurável  ( notícia inventada, plantadas, roubadas, e outros ´cabritos` ou ´haqueadas` )  não sofre nenhuma punição, em compensação todo mundo fica sabendo e ai quando se fala falta coragem, ou melhor, legitimidade, para o enfrentamento ... 2.1.2. Neste benefício duvidoso um grande dirigente chama a IMPRENSA de BARATINHA, e ninguém faz nada porque a categoria está amarrada ... quem faria por ela ? todo mundo ? é crime chamar a imprensa de baratinha ? não há identificação de alguém como ofendido ...... Então vamos chover no molhado cada vez que isto acontecer ....

De ser observado, a função do SINDICATO passa longe da do CONSELHO - o Sindicato que por sinal é paternalista, e mais do que corporativista, nada tem a ver com esta questão. ENTÃO ENFRENTEM o MONSTRO MAIOR ....

Esqueçam as bronquinhas, como esta do DUNGA e se unam, e enfrentem o broncão = criem um CONSELHO e vão à luta, e separem o joio do trigo, comissão de ética para afastar os péssimos profissionais, que existem, e para processar em nome dos injustiçados.

Existem centenas de jornalistas parlamentares por este país afora. Milhares que são assessores de parlamentares. E de executivos também. Então não me digam que, se quiserem, se se unirem, não é possível tornar isto realidade. Qualquer profissão tem Conselho com o brasão nacional. O que falta para a Imprensa ter ?

Ah, ter esta oficialização também tem bônus e ônus. Este, é aquele velho e imperdoável destino ... vão ter que ter comissão de ética e punir infratores = advogados e médicos seguidamente perdem o direito de exercer a profissão junto com o diploma. Tem que ter vontade política e lisura para o enfrentamento deste risco. Já presidi comissão de ética da OAB e é duro ser juiz de colega mas ..... é o preço.

abs
Share |