sábado, 5 de janeiro de 2013

Cris, Dida, Jonas, Luxa o emplumado, perigos da época e inquietações do novo governo


1. Cris. Uma boa contratação. Cris chega com a idade e experiência de quem saiu, é jogador da função e conhece bem a área - G. Silva estava improvisado, era volante - e tem uma inclinação a mais: pode ser sim, o Xerife que há tanto tempo não temos. No ponto, a substituição se dá um com lucro. Quem reclama que se vira o ano sem que se tenha, ainda, uma contratação de expressão - e isto está me inquietando também - se esquece da NÃO CONTRATAÇÃO do Rdentuço mesmo depois do anúncio feito quando da apresentação do time no vestiário. Nem vou falar no Sorondo. Para início de conversa Cris vem bem, por favor o próximo !
 
2. Perigos da época. No mínimo três coisas são perigosas de mais neste período. 1. Automóvel; 2. Mulher na praia e 3. Jornalistas esportivos sem assunto - em recessão do futebol  podem anunciar especulações do Messi ao retorno do  Petkovic.
 
3. Jonas. Entre estes possíveis retornos, o sempre lembrado Jonas. Já falei exaustivamente sobre este rapaz que saiu daqui metendo a boca na torcida, e já disse tudo o que penso dele. Tenho que Jonas seria um belo jogador de grupo quando se tem um time titular de primeira. Ainda não é o caso. Para ser a solução, não. Mas se é para vir que venha, que apareça e se apresente nos grandes jogos contra os grandes - e não só contra os pequenos empilhando gols neles -  que passe a converter os gols que perdia,  que meta gols em jogos decisivos - o que nunca conseguiu - que faça gols nos GREnais - que também nunca fez - que apareça nos jogos difíceis e os jogue por inteiro, não sendo expulso. E que respeite a maior torcida do Sul do País que construiu um Clube de uma grandeza estupenda que conquistou o mundo, com um Estádio magnífico. Vindo assim, poxa, vai ser bom demais.
 
4. Os 4 do Juventude - a única explicação. Ainda não entendi a aquisição destes 4 atletas do Juventude. O Juventude vem de mal a pior faz tempo, em que pese a Copa Hélio Dourado. Há anos, mas bota anos nisto, que contratação do interior não dá certo - me digam qual foi à última. A propósito do assunto, tem um comentarista bom na cidade, e quando digo bom é porque acho que ele é bom mesmo, o V Sinoti, que tem suas origens no interior, foi dirigente do Brasil. Com muita frequência discorre sobre esta ou aquela posição e registra que no interior estaria cheio de jogadores parecidos atuando ali. Anram, tá cheio sim....O interior do RS não revela um jogador razoável há muito tempo. O que eu posso pensar destes jogadores ? Uma coisa só: salvo aquelas magias do futebol que revela um craque do nada e sai um diamante quando se esperava um granito, eles vieram para fazer uma coisa que será abandonada ou relegada a 5o plano pela direção = o Gauchão. Não vejo outra ....
 
5. Dida e Paulo Santana. Em princípio um erro, um problema. Fico a me indagar se ele foi trazido por convicção ou para agradar Paulo Santana. Dida reacende um debate que se sepultava e que pode ser prejudicial demais na LA : M Grohe. Quem será titular ? Se Dida chega e assume, M G corre o risco de ser fritado e se Dida falhar não ter mais segurança para voltar. MG já tinha assegurado à confiança, trazer Dida importa lhe impor insegurança. Se MG fica de titular a sombra inoportuna de Dida lhe deixará inseguro, sem contar que aquele não vai se contentar com o banco. Para se trazer um jogador para a posição o Grêmio tinha duas alternativas: ou um bom reserva, quem sabe um Michel Bastos, ou um grande goleiro como Cavalieri o que liquidava a discussão - quem sabe até o reserva deste, Paulo Henrique. Paulo Santana tem um grande ibope, e como todo narciso se acha impecável. Acompanho o jornalismo esportivo há 40 anos, já contei, inclusive, aqui, em quem ele se espelhou, copiou, e criou o personagem que faz até hoje e fará até a morte, será enterrado com ele ( o paradigma copiado se chamava Jesus Afonso ). Esperto, ele acena com dezenas de previsões, das quais erra 99 em 100, mas, claro, publica ao extremo o acerto, é o maior marqueteiro dele mesmo. Entende pouco ou quase nada de descobrir talentos, e não me lembro de algum que tenha descoberto, ao contrário, sempre gostava do cara errado....Baltazar, o artilheiro de Deus, o iluminado, não lhe caiu no agrado, o chuteira de ouro fez de tudo no Grêmio, multicampeão, maior goleador de todos os tempos no RS, fez parte da divisão das águas quando faturamos o Brasileiro em São Paulo contra a seleção do SP ... mas PS gostava de um tal de Éder ou Élber que não sabia chutar uma bola em gol. Dizia que ele era feérico: Baltazar seria iluminado porque recebia luz, o outro ´dava` luz... ridículo. Fez uma coluna inteira de ponta a ponta escrevendo Bira, Bira, Bira ... Bira era um negro de dois metros que jogava de centroavante no Brasil de Pelotas, para os mais novos um Adão muito piorado. O negrão, coitado, não sabia diferenciar a bola da trave. Mas PS meteu na cabeça que o Grêmio teria que trazer porque o cara era craque. O Grêmio trouxe. Fardou uma vez ... não era jogador de futebol. Recentemente repetiu isto com Marinho, aquele zagueiro nosso perigo nas duas áreas. Claro, entre tantas porcarias, acertou uma que outra como Geraldão e Dario, ambos veteranos e ambos já consagrados como goleadores. Dida, não é um perna de pau, claro que não, a chance de dar certo até é um pouco maior, mas a aposta tal qual está o quadro = não vale ! Que acerte e nos dê alegria para que PS antes de ir ao encontro do criador - coisa que ele promete todos os anos - possa passear sua gabolice. Não torço para a tese torço para o Grêmio, mas rigorosamente houve erro, ou, na melhor das hipóteses uma aposta muito perigosa e desnecessária.
 
6. A ARENA Está linda e nos enche de orgulho, mas temo pela sua falta de conclusão. Inaugurada às pressas - para gáudio de P Odone -  muita coisa falta no Estádio, mas muito mais, e muito mais mesmo, falta no seu entorno, no acesso. Creio que totalmente pronta somente no final do ano, com evidentes melhorias para o meio de 2013. O ideal seria que jogássemos até julho no Estádio Olímpico e dali em diante na ARENA. Houve má avaliação disto por parte da direção, erro. O torcedor vai ter que se impor este sacrifício e se deslocar para lá com todas as imensas dificuldades que se apresentam. Até a pé nós iremos, pelo menos do estacionamento em diante....
 
7. Luxa. Há um outro problema. Luxa. Primeiro ficamos reféns dele no período de campanha eleitoral por um disparate do ex Presidente que comprometeu inclusive os dois outros candidatos. Aproveitou o momento bom dele e do time e vaticinou: comigo ele permanecerá. Com  a  faca e o queijo na mão, fez docinho, exigiu, renovou e logo após declarou : meu sonho é ser Presidente do Flamengo e vou me aposentar no final de 2013. Que bonito seu Luxa. Pois o senhor seu Luxa, que não ganha nada desde 2004, que no ano passado faturou um monte aqui às nossas custas sem ganhar sequer o gauchão, o senhor seu Luxa, tem sido até aqui um FIASQUENTO AFRESCALHADO, exatamente isto. Bodozinho, emplumado e engomadinho com lábia à lá conquistador de Bataclã, o senhor perdeu o gauchão para o Caxias, foi eliminado da CB pelo rebaixado Palmeiras, saiu da SA pelo obscuro Milionários e se enchiqueirou nos jogos que poderiam nos tornar campões brasileiros. Domar a imprensa sabemos que sabe fazer com extraordinária capacidade, isto é bom, mas não basta. Assim seu Luxa, o senhor NOS DEVE UM GRANDE TÍTULO e então trate de obtê-lo.
 
Abraços
 
@cajosias face C JOSIAS MENNA OLIVEIRA


Share |