terça-feira, 6 de março de 2012

Quantos nos lêem? Pouco importa desde que sejamos lidos pelas pessoas certas. As “lendas” sobre escolha de estádios para a CC e a Copa do Mundo

 AMIGOS GREMISTAS

Recepciono luzente texto do Ilustre Gremista Dr. Adalberto Preis cuja apresentação é desnecessária. A leitura de opiniões  do Dr. Preis é esencial para nos inteirarmos das coisas do nosso Grêmio, sempre, mas o presente artigo é realmente de nos remeter a uma profunda reflexão.

Boa leitura
@cajosias face C JOSIAS MENNA OLIVEIRA

 Há teses e opiniões importantes. Desconheço, porém, estudo científico de aferição da exata/aproximada relevância das redes sociais na formação da massa informativa das pessoas. Inegável que, a todo momento, antes simples destinatários passivos dos meios de comunicação tradicionais, intervém para desnudar informações falsas. Às vezes, pelos próprios comunicadores, outras tantas vezes por entrevistados, informantes, especialmente as malsinadas “fontes geralmente bem informadas que não quiseram se identificar ou não quiseram ser identificadas”.

Dois exemplos, entre tantos, num mesmo tema: a questão da escolha do estádio para os jogos da Copa/2014, em Porto Alegre: (1) autoridades e comunicadores insistindo em que a escolha do estádio foi/é/será da FIFA sem participação das autoridades locais; (2) supreendente afirmativa, tirada não se sabe de que falsa fonte, de que o Grêmio não candidatou a Arena para sediar jogos da Copa do Mundo.

Pois trago documentos provando exatamente o contrário: para as duas falsidades. Esses documentos foram exibidos, pela primeira vez, em relatório por mim apresentado ao Conselho Deliberativo do Grêmio, em agosto/2009

Da simples leitura, verifica-se: (1) o Grêmio protocolou, no dia 13 de janeiro de 2009, na CBF, dirigido ao Comitê Local da Copa do Mundo o Projeto Arena com atendimento de todas as exigências para aquele momento; (2) que o Comitê Local indagou o motivo do protocolo, pois o Comitê Estadual havia indicado outro Estádio. 

“ - Envio da documentação do projeto arena para o Comitê da copa 2014
De: Diretor Executivo de Planejamento (...)
Enviada em: terça-feira, 13 de janeiro de 2009 19:21
Assunto: RES: "Documentos a serem entregues até 15/01/2008 - Copa 2014 - URGENTE"
Prioridade: Alta
(...)
 Prezado Carlos Geraldo Langoni:
 Enviamos hoje à tarde (com entrada na CBF na quarta-feira – 14/01), via SEDEX, aos cuidados de Joana Havelange, os documentos abaixo descritos relativos ao Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense:
 - 1 caixa contendo: material impresso do Projeto Básico de Engenharia e Arquitetura (Plantas e Projetos) em 8 pastas (4 pastas em Português e 4 pastas em Inglês);
- 1 caixa contendo: 8 DVD’s (4 em Português e 4 em Inglês) com o Projeto Básico de Engenharia e Arquitetura (Plantas, Projetos e Texto) e a Declaração (Indicação Formal) da parceria entre Grêmio FBPA e Construtora OAS (Investidor), assim como a descrição das fontes de recursos para o investimento.
 Adicionalmente, para fins de apreciação, inserimos 4 DVD’s (Português e Inglês) com o filme do Projeto Arena e 4 DVD’s (Português) contendo o histórico do projeto e os diversos estudos e documentos estruturados desde o início da concepção do mesmo em 2006.
O CV da Construtora OAS estará sendo remetido via SEDEX na quarta-feira, com entrada na CBF na quinta-feira – 15/01 – pela manhã.
Importante salientar que o Grêmio FBPA e a Construtora OAS firmaram na data de 19 de dezembro de 2008 um “Instrumento Particular de Contrato Atípico para a Aquisição de Imóveis, Assunção de Obrigação de Construção e Outras Avenças, com Condições Precedentes” (o “Contrato”), pelo qual, segundo seus termos e condições, contrataram a construção de um novo e moderno estádio de futebol, atendendo às normas da FIFA – Fédération Internationale de Football Association.”

O envio provocou surpresa refletida nas seguintes resposta e pergunta:
De: Carlos Langoni (Projeta)
Enviada em: quarta-feira, 14 de janeiro de 2009 15:04
Cc: Joana Havelange; Álvaro A. F. C. Palma de Jorge
Assunto: Fw: "Documentos a serem entregues até 15/01/2009 - Copa 2014 - URGENTE"
Prioridade: Alta
Sr. Coordenador,
Consultando a nossa assessoria jurídica, cumpre esclarecer que, como foi reiterado no seminário de 15 de Setembro, a metodologia de seleção de cidades pela FIFA só considera 1 estádio por cidade.
O estádio que foi oficialmente apresentado ao Comitê / FIFA foi o do Internacional.
Assim, solicitamos informar, até o dia 15 de Janeiro, qual Projeto Básico / Investidor Potencial deverá ser considerado para análise pelo Comitê Organizador.
Atenciosamente,
Carlos Geraldo Langoni                                                                         Álvaro Palma de Jorge
Diretor                                                                                                      Consultor Jurídico
  
Está, aqui, prova irrefutável de que o estádio do SCI foi apresentado pelas autoridades locais para análise pelo Comitê Organizador da FIFA.
No que foi ratificado:
 Resposta da Secretaria Extraordinária da Copa 2014 ao Comitê da Copa da CBF
De: Ricardo Gothe
Enviada em: quarta-feira, 14 de janeiro de 2009 15:46
Para: 'Carlos Langoni (Projeta)'
Assunto: RES: "Documentos a serem entregues até 15/01/2009 - Copa 2014 - URGENTE"
Prezado  Sr. Carlos Langoni,
O Projeto Básico / Investidor Potencial nos termos da metodologia estabelecida pela FIFA, é o do Sport Club Internacional, como consta em todos os instrumentos oficiais, e estou ratificando a informação em nome da candidatura da cidade. O envio da mesma documentação referente à Arena do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense tem por objetivo ...(segue explicação dos motivos pelos quais foi enviada a documentação da Arena)
 Certo de sua compreensão,
Ricardo Gothe
Gestor Institucional
Secretaria Extraordinária da Copa 2014
Secretário-Executivo do Comitê Copa RS 2014

Só falta confrontar a prática com a norma. Ontem @marcosalmeida72 apontou, no twitter, as normas da FIFA sobre esse tema, identificando-se, entre as competência dela:

“d) choosing the stadiums and training grounds for the final competition in accordance with the HA after consultation with the LOC;”

Para a compreensão, esclareça-se que “HA” é o Hosting Agreement entre FIFA e CBF.
Portanto, a FIFA se reserva o poder final de escolha; no entanto, só após consulta ao Comitê Local e com obediência ao Hosting Agreement (acordo entre CBF e FIFA para a Copa do Mundo).

Significa dizer que, por ocasião da Copa das Confederações, as autoridades locais tinham espaço para trabalhar com alternativas que seriam, ou não, consideradas pela FIFA. Porém, JAMAIS FOI APRESENTADA QUALQUER ALTERNATIVA e o Rio Grande do Sul perdeu, por inércia, sem lutar, a Copa das Confederações. Vale o mesmo para os impasses da Copa do Mundo.

@adalbertopreis Dr. Adalberto Preis



Share |