terça-feira, 6 de março de 2012

Copa do Brasil – Parte 2

Após vencer a edição de 89 o Grêmio disputa a edição de 90, entretanto após pelo Joinvile da primeira fase, é eliminado nas oitavas pelo São Paulo. Em seu retorno a CB91 o Grêmio enfrenta na primeira fase o Auto-Esporte de João Pessoa-PB. O Tricolor vence o primeiro jogo por um gol de diferença e no segundo jogo, realizado então no Olímpico emplaca 2x0. Nas oitavas de final o Imortal jogou contra o Fluminense de Feira de Santana – Ba. Repetindo exatamente o placar dos confrontos da primeira fase. Nas quartas de final o Grêmio se depara com o Corinthians empatando a primeira partida no Pacaembu e vencendo em casa por um placar de 2x1. Na semi-final o Grêmio enfrentou o Coritiba empatando o primeiro jogo em 1x1 e o Olímpico foi o cenário da vitória 1x0 que deu a vaga ao Tricolor gaúcho. O adversário do Grêmio na final foi o Criciúma que se tornaria o campeão dessa edição por empatar com o Grêmio em 1x1 dentro do Olímpico e no jogo de volta 0x0. O outrora campeão é vice em seu retorno a competição.
 
A CB92 é, na minha opinião, para ser apagada da história mas vou contá-la mesmo assim. Tudo começa com a vitória 0x4 sobre o Ji-Paraná e depois a vitória no jogo de volta por 4x1. Nas oitavas de final o Grêmio enfrenta o Paraná, sendo o primeiro jogo um empate em 1x1 e o jogo de volta uma vitória tricolor por 0x2. Quartas de final, e o adversário é nosso arquirrival, com dois empates em 1x1 e decisão nos pênaltis o Grêmio acaba sendo eliminado para aquele que seria o campeão nesse ano. 
 
Não vamos discutir a participação da arbitragem no título, afinal esse não nosso objetivo aqui.
Mantendo a sequencia o Grêmio disputa a CB93. No primeiro jogo um empate com o Sorriso-MT e no jogo de volta uma vitória por 5x2. Nas oitavas de final enfrentou o União Bandeirante-PR vencendo por 0x4 no primeiro jogo e 2x1 no segundo. Nas quartas de final o Grêmio enfrentou o Palmeiras e depois de dois empates em 1x1 a vaga foi decidida em uma disputa acirrada nos pênaltis. Resultado: Grêmio 7 x 6 Palmeiras. Na semi-final o confronto ficou por conta de Grêmio x Flamengo, o Flamengo venceu o primeiro jogo por 4x3 e o Grêmio venceu o segundo por 1x0. Na final o Grêmio enfrentou o Cruzeiro o primeiro jogo terminou em 0x0 e jogo de volta no Mineirão terminou com a vitória do Cruzeiro por 2x1.
 
Saldo até 1993: 5 participações sendo uma vez campeão e duas vezes vice-campeão.

@alineremus Aline Remus, Gremista desde sempre.

Share |