quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Papai noel de jegue - Comemorar o que cara pálida ? e Desejo Azul

1. PAPAI NOEL. Ano passado nosso presente de natal prometido era .... o r10. Penso que ali começou toda a trágica trajetória do Grêmio em 2011. O bom velhinho não veio e o dentuço se foi. Pilantra, ele, como bem descrito na faixa que invadiu o estádio no dia memorável da sacola que enfiamos no Flamengo - que deixou sepultada, ali, a esperança de título com seu treinador jogado a toalha - talvez tenha sido a única alegria deste ano e por dois motivos interessantes: a) não veio, graças a Deus; b) amarelou num Olímpico lotado e da hora do hino até a saída seu constrangimento foi....digamos....constrangedor. Foi de lavar a alma. Quem sabe o GREnal do gauchão, o que ganhamos, claro, e nada mais. Nosso Papai Noel ano passado ficou nos devendo. Pensando bem Odone é gorduchinho, tem cabelos brancos, poderia deixar a barba crescer ...... Mas definitivamente não tem vocação para presentear. Este ano ele chegou de jegue e saiu de fininho, sob vaias. Ao invés de uma faixa no peito, um capacete pendurado na chapeleira. Mas um fato é relevante. Kléber foi contratado, não deu furo. Bem, começa bem mais exitoso do que r10. O futuro dele ? É o que veremos se pertence à Deus ou a ele, atleta, mesmo. E parece que é ele próprio quem vai desenhar este horizonte. Que seja abençoado. E nós também. Amém.

2. COMEMORAR O QUE, CARA PÁLIDA ? A torcida do Grêmio deixou o beira rio magoada, vexada, triste e aborrecida. Enquanto o rival alcançava a LA nós estávamos ali, perdendo o jogo, sem nada para se recordar deste ano desastroso. O Presidente foi um verdadeiro titanic indo ao fundo, encerrou bem sua participação no certame, com uma entrevista lamentável, de doer, e ainda por cima mentiu. Pois não é que 48 horas depois há uma churras na ARENA ! Mas vem cá Cara Pálida, comemorar o que ? O Presidente levou para churras lá deputados, tomou pau, depois os atletas, tomou pau, depois recepcionou o Kléber lá, tomou pau de novo. Agora selecionou componentes de grupos que foram e entre eles vários que o açoitaram a pauladas nos episódios anteriores. Epa, opa e a coerência ? Que feio heim ? Impressionante como um pouquinho de proximidade com o poder leva alguns a superar divergências, posturas, condutas. Bem, poderiam dizer, o que houve foi uma aproximação de grupos - alguns mais incautos atribuem isto ao mandatário do CD ( ora, ora, ora, me poupem, santa ingenuidade .....à evidência, evento politicamente articulado com o próprio Presidente .... não me façam rir por favor ... ) - e que isto é saudável. Sim, claro que é, e é isto que sequer. Mas tudo tem hora e local. Primeiro que uma aproximação deve se dar em reunião com os grupos e ou suas lideranças em local de trabalho, na casa do clube. Beleza se tudo sair ok, maravilha, ai se faz uma discreta confraternização, se for o caso, em algum lugar também discreto. Mais tarde, ou antes disto, até uma visita aqui e ali. Agora, 48 horas depois de encerrarmos MELANCOLICAMENTE uma das piores participações do clube no calendário esportivo de sua centenária existência, depois que uma legião de torcedores sai do estádio abatida e outros 7 milhões se entristecem com o final ridículo de ano, vão bebemorar. Ah Cara Pálida que inconveniente ! Soou quase um deboche a uma torcida que tem salvado o time de fiascos maiores com sua estupenda criatividade, como a de entrar no beira rio de capacete. Sempre tem alguém para levantar a lebre: pôs mas sempre reclamando .... Sim, quando tá tudo errado tem que reclamar é do jogo. Quando o cara vira o REI MIDAS às avessas é uma praga, tudo que toca vira...vira....vira ..... lobisomem.

3. DESEJO AZUL. O Instituto desejo azul salvou o ano do clube, com a criatividade do torcedor acima mencionada. Queiram os deuses do futebol que em 2012 os homens que dirigem o clube se espelhem no amor, na entrega, na paixão e na dedicação das pessoas que trilham este projeto. E que 2012 seja um ano de se recuperar a dignidade perdida em 2011 no futebol.

Saudações Tricolores.

Carlos Josias @cajosias 
Face CARLOS JOSIAS NENNA OLIVEIRA
www.cjosiaseferrer.com.br

Share |