terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A IMPONÊNCIA DA ARENA DO GRÊMIO

CONFIRAM O ÁLBUM DE FOTOS COMPLETO AQUI

Na quarta-feira dia 21/12/2011 das 10h às 12h, fiz parte de um grupo de blogueiros que visitou a obra da Arena do Grêmio. A iniciativa do amigo e conselheiro @giulianovieceli do blog Grêmio Arena foi acatada pelo presidente do conselho de sócios da Grêmio Empreendimentos e vice-presidente do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense @eduardoantonini com bastante interesse. Afinal de contas, o dirigente declarou ao site oficial do Grêmio que

Não conseguimos calcular o alcance da rede que esse pessoal tem, por isso é importante a presença deles aqui. O objetivo é que o torcedor, em qualquer lugar, possa sentir um pouco da Arena. Foi gratificante acompanhar a emoção desses blogueiros hoje.
O trabalho e o esforço empreendidos são sensacionais: 41% do estádio concluído em um período de tempo muito abaixo do prazo estimado. Uma obra limpa, que não deixou nem mesmo a sola do meu tênis empoeirada. Dos atuais 1600 funcionários, dificilmente deve haver menos de 50 dedicados à limpeza.

A OAS proporciona condições de segurança bastante rígidas: não vi um único funcionário sem capacete, sem macacão, sem botas e sem luvas. Aqueles que trabalham suspensos possuem um gancho preso a um cabo de aço. À exceção de um único que vi, quase todas as milhares de pontas de vergalhão são devidamente protegidas por capinhas de plástico.

Os degraus são mais altos e a proximidade do campo é muito maior do que no Olímpico. Testamos alguns protótipos de cadeiras - sendo que nenhum deles será de fato utilizado no novo estádio: a opção foi por um modelo rebatível sem molas (o que reduz a necessidade de manutenção) e mais confortável do que o disponível em um pequeno setor do segundo anel atrás do gol. Para maiores detalhes, visitem o álbum de fotos.

Na imagem acima, estava no anel dos camarotes. Como a minha posição era a curva norte destinada aos torcedores organizados, ali não haverá cadeiras Gold: o lance de arquibancadas normalmente não terá cadeiras (à exceção de raríssimos jogos organizados pela FIFA) e ali estender-se-á até o nível que, no restante da ferradura, será destinado aos locatários VIP.

A altura do Olímpico (19m) já está praticamente superada por esta etapa da Arena, que terá assombrosos 52m. Para vocês terem uma ideia, os 19m do Olímpico significam aproximadamente a altura do forro de um prédio de seis andares sobre o térreo. Já a Arena terá uma altura equivalente a cerca de 17 andares. Para que a impressão fique ainda mais dramática, os maiores e mais antigos dentre aqueles prédios antigos da Av. Dr. Nilo Peçanha entre a Av. Carlos Gomes e a Praça da Encol possuem 15 andares e cerca de 42m de altura, sem contar as torres dos elevadores!

Perguntei ao Antonini sobre como funcionará o consumo e a ocupação do espaço em função dos bares e restaurantes, que situar-se-ão no lado externo dos aneis da Arena. Minha preocupação deve-se à lembrança de que, nos esportes profissionais estadunidenses, a quantidade de ambulantes é reduzida e os lugares do público são marcados. Segundo o atual presidente da GE, para quem tiver smartphone vinculado à sua conta bancária, bastará fazer o pedido direto ao restaurante desejado. Isso evitará filas no caixa e o pedido pronto para quando o sócio for buscar o seu rango no estabelecimento desejado ou, ainda, para receber de um garçon ambulante diretamente em seu assento.

A preocupação que restou a mim - também salientada pelo @marcosalmeida72 dos Sócios Livres - é a de que o pensamento de Antonini parece um tanto quanto otimista em relação ao poder aquisitivo da maioria dos sócios, pois não há nenhuma informação acerca dos valores e da prioridade de quem poderá escolher os seus lugares. O grande Giuliano Vieceli também manifestou bastante otimismo, mas não podemos JAMAIS abrir mão de termos um estádio predominantemente cheio e uma torcida entusiasmada, fanática e ruidosa. Do contrário, o fator local perderá para um excesso de "bom comportamento".

Enquanto a obra transcorre com tranquilidade e o vislumbre das futuras acomodações impressiona, precisamos nos ater à importância de clube e construtora juntos poderem possibilitar aos sócios tricolores uma frequência alta sem que a presença se torne impeditiva. Para maiores informações, alguns posts no meu blog pessoal sobre por que a Arena não pode elitizar o Grêmio partes 1, 2 e 3.

Vale a pena visitar o Espaço Arena ao lado da obra. Há um bar, uma mini Gremiomania, uma linda maquete do estádio e do seu entorno, várias telas ao redor que mostram etapas do projeto e um mirante de 7m de altura, de onde se pode fotografar a obra.

No mais, seguimos acompanhando! ;)

@chegremista Hélio S. Paz

Share |