sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

AS TAÇAS DOS MUNDIAIS E O BABACA


1. CAMPEONATO MUNDIAL DE CLUBES

É muito comum ouvir aqui e ali, na maioria torcedores claro - mas vez que outra um que outro da terrinha mostra as unhas - diminuição da conquista do Grêmio em 1983 face a deles em 2006 - 97 anos após o nascimento. O interessante é que exceto pela fraude corintiana, isto não acontece em nenhum outro estado da federação e muito menos pela crônica, ao contrário, as conquistas do Flamengo, Santos e São Paulo, além de Cruzeiro, são saudadas como motivos de orgulho do futebol brasileiro. Seria hilário não fosse só ridículo. A base do ideal da desportividade recomendaria que nenhum nem outro desconsiderasse as conquistas dos rivais agora quando a questão é traçar um quadro comparativo em que pese, repito, o idealismo seria a evitação, bem ai fica quase sem graça e o que poderia ser uma possível flauta contra o Grêmio vira um imenso vazio de interrogação. 1962. Santos 5 x 2 Benfica diante 72 mil pessoas em Portugal na reconhecida, hoje, como a melhor apresentação individual de um jogador de futebol: Pelé. Comentário em todos os meios de comunicação que ouvi hoje pela manhã: a melhor apresentação de um jogador tinha que ser a do melhor do mundo em todos os tempos e num CAMPEONATO MUNDIAL !

No centro do país, no Brasil inteiro, as conquistas do Mundial de Clubes são ovacionadas e principalmente o pioneirismo Santista que, vamos reconhecer, digno de nota. Aquela taça que Pelé levantou por duas vezes, pioneiramente, junto com Doval, Coutinho e Pepe, entre outros, possui as digitais dos maiores jogadores da história do futebol e inscreve, por elas a mais rica história deste esporte que é o mais apaixonante do mundo. Entre eles Zico, Zidane, Maradona, Gullit, Johan Cruijff, De Leon .... enfim acho que isto explica tudo. Uma tradição que jamais será apagada. Hoje a FIFA inventou um torneio que o Corinthians levou, sem ganhar a LA e tem a mesma taça, e hoje joga o campeão Japonês .... Japão sequer é um continente .... Ainda vai levar muito para que haja uma inscrição de história do futebol que repita aquela. E estamos conversados !

2. A BABAQUICE DO MURICI
 
Metidinho a esperto, este mau humorado treinador foi dar uma de malandro para cima de Guardiola e disse que para ele ser nota 10 teria que treinar um time brasileiro. A resposta foi magnifica: " não tenho ofertas ". Murici se acha e os baba ovo da terra se acham nele. Bom treinador, é verdade, não se nega isto, mas passa muito longe dos grandes treinadores que tivemos e não amarra o cadarço do sapato do Guardiola. Na verdade o Brasil nunca foi pródigo em treinadores estupendos e isto é facilmente explicável. Nossos jogadores nascem com um talento extraordinário e todos os dias surgem os Neimares da vida. Conta a lenda que Feola em 1958 entregava as camisas e ia dormir. Folclore ou não, difícil procurar querer saber o que ele poderia dizer para Pelé, Garrincha e M Santos. Treinador brasileiro se dá bem nos países árabes ( aonde nunca se sabe ao certo o que acontece ), no Japão e entorno - antigamente no Peru. Na Europa fracassam, Felipão fracassou, Luxa saiu corrido. Não é difícil de saber o por que. Lá em que pese a grande soma de dinheiro que envolve grandes negociações, os talentos são mais raros. Bem mais raros do que aqui. Os treinadaores lá precisam ser estrategistas. As grandes revoluções táticas do futebol se criaram por lá, como o carrossel holandês que alterou completamente a maneira de se ver o futebol. Com menos talento do que nós, quanto aos atletas, os homens do velho mundo tinham que ser mais criativos. Quando pela força da grana - que ergue e destrói coisas belas - alguns - não todos tem que se registrar isto - clubes se fartaram de grandes craques, bem aqueles nivelados por cima também precisaram de grandes estrategistas. Porque por cima ou por baixo é que se encontra os grandes treinadores. Esta do Murici para o Guardiola encontrou uma resposta notável. Foi o encontro da tentativa de ser malandro contra a inteligência. Esta, a de Murici, se tanto, não passa das 4 linhas. Sabem de uma coisa: acho que vou torcer para o BARCELONA

Carlos Josias @cajosias
 
Share |