quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Um olho no Galo outro em 2012 – Celso Roth Renovou?

1. QUAL O GRÊMIO ? Que Grêmio entrará em campo contra o Galo? Aquele aguerrido e bravo que demoliu o Fla com imenso poder de reação ou aquele desinteressado e molenga do jogo contra o Coritiba? Esta pergunta, com outros times, tem nos perseguido jogo após jogo. Que time temos? Bem, eu não me preocuparia mais com o time que temos e sim com o que vamos ter. O que temos dificilmente, para não dizer impossível, alcançará algo melhor neste campeonato que, a meu juízo nasceu sob o estigma do fracasso desde a final do gauchão. O Grêmio não se acertou diretivamente durante o ano. Ainda que a chegada de Pelaipe tenha afastado aquele clima tenso que norteava o vestiário anteriormente – até porque toda a mudança impõe minimização de áreas de atrito em circunstâncias do tipo – e ainda que para este ano reste admissível continuar apenas com um diretor remunerado até o final, não vejo como possamos ter um vestiário forte, que permita grandes condições a um conjunto de atletas, se não tivermos um ente político governando-o. Imperioso, portanto, a meu juízo, que o time comece pelo vestiário, e este tem de ter um pulso de um diretor que não seja mero funcionário. Perigoso e temerário que um funcionário seja o responsável pela voz do clube em especial na hora ruim. O que temos visto nestes dias é que Pelaipe fala na hora ruim e Odone se junta a ele na hora boa. Retirando estas duas atitudes quem quer que vá tem sido tão molenga quanto o time nas horas de fracasso, isto quando simplesmente não desaparece do vestiário após o jogo, o que aconteceu em todos os resultados adversos que tivemos. Então este Grêmio de 2012 começa pelo vestiário até porque embora a insistência – ou o desejo – de muitos, o Presidente não troca, e, no caso, nem se trata de trocar o homem do futebol, apenas de acrescer. O assunto foi falado aqui e ali, diante de resultados negativos foi aventado mais seriamente, mas face a uma trajetória ciclotímica a cada vitória é esquecido – e o Grêmio sobe e desce – acabou sendo naturalmente deixado de lado. Se não for pensado nisto para 2012, começamos mal. Mas não acredito que questão tão importante seja relevada, não podemos cometer o pecado mortal de começarmos mal.

2. E O TIME? Acertado o homem do vestiário, Pelaipe, repito, é tão funcionário quanto Seu Verardi – e este é ainda mais ´imexível`, talvez mais intocável que o próprio Presidente – tem que se fazer time. Montar time. As carências do time são evidentes. Penso que precisamos de 2 zagueiros, 1 número cinco e no mínimo 2 atacantes, ou seja, precisamos de 5 jogadores dos quais no mínimo 4 para entrarem em campo, titulares, e um deles tem de ser líder, nos falta uma liderança, alguém que na hora do aperto meta a bola de baixo do braço atravesse o campo coloque ela no centro e determine, vamos buscar esta. Jogadores para GRUPO com a maioria do que temos está feito. O Grêmio tem muito jogador de grupo (alguns de ´grupo`... ) e carece de titulares. E é isto que eu espero que a direção JÁ esteja vendo. Não adianta ficarmos cheios de esperança numa ou noutra partida deste final de campeonato com este ou aquele jogador se ele passou o ano todo se arrastando ou sendo irregular. Chega de jogadores irregulares.

3. KLEBER UM BOM OU MAU COMEÇO? Kleber nos caberia como uma luva. Jogador encrenqueiro cabe ao diretor administrar, jogador ruim é que não se administra, e mesmo que ele venha a ter vida útil curta que se aproveite ele enquanto viver. Como atleta um bom começo. O que me de desagrada e me deixa apreensivo é a possibilidade de se repetir o caso r10. Não entendo porque anunciar tanto tempo antes a sua vinda ou possibilidade de vinda. Puxa, o Grêmio ainda não aprendeu? Ao que tudo indica eles já se acertaram com Dagoberto, mas oficialmente nada é dito, sequer que há proposta. Perdoem-me, mas o Grêmio outra vez esta agindo amadoristicamente. Se vier, ótimo, se não vier, frustrante. Neste caso seria um mau começo.

4. ESPERANÇA ATUAL? Ouço alguém dizer – não conferi me parece que o Victor teria dito isto – que o Grêmio hoje está com um ponto a menos do que na mesma rodada do ano passado. Convenhamos, a motivação hoje é outra e os acertos do time também! Gostem ou não.

4.1. CELOS ROTH RENOVOU? Por sentimento, feeling, posso estar enganado, pelo pouco que conheço de discursos, e falas de treinador e dirigentes, Celso Roth pode já ter renovado e o Grêmio só espera a hora certa para anunciar. Julguem vocês.
Saudações tricolores

@cajosias Carlos Josias www.cjosiaseferrer.com.br
 
Share |