quarta-feira, 21 de setembro de 2011

[Pré-Jogo] Grêmio x Botafogo: E agora, José?

Depois de uma série de 3 vitórias seguidas, o Grêmio caiu com uma derrota retumbante diante de um time carioca. Agora, diante de um novo time carioca, é a hora em que os jogadores e a comissão devem se perguntar qual o próximo passo. Qual a pretensão do Clube para este Campeonato? De verdade, sem rodeios, onde queremos e podemos chegar?

Foi atípico perder de 4x0, mas foi também um sinal de alerta. O Grêmio ainda é instável. Ainda balança sobre as próprias pernas e não apresenta a consistência necessária a um campeonato de pontos corridos.

O Botafogo é o quarto colocado na tabela e vem de um empate, cedido ao rival Flamengo no segundo tempo. Certamente os comandados de Caio Junior vão tentar pelo menos um ponto no Olímpico. O técnico do alvi-negro carioca afirma, sem papas na língua, que quer ser Campeão Brasileiro. O Botafogo não contará com o volante Marcelo Mattos, que está suspenso. Em seu lugar, entra o garoto Lucas Zen. Apesar de ser muito elogiado, o Grêmio pode tirar proveito da falta de experiência de Lucas, forçando jogadas agudas de ataque pela sua área de campo. Escudero parece o homem certo para este papel.

A jogada aérea, uma das principais armas do Grêmio neste campeonato, também vem sendo explorada pelo Botafogo. Loco Abreu, alto e com boa presença de área, é uma das principais armas da equipe. Com Elkeson de volta ao meio campo, a qualidade do passe do Botafogo deve melhorar. No entanto, o jogador já foi suspenso por duas vezes. Aposto que se o Grêmio forçar um pouco a barra, ele estaria amarelado logo no começo do jogo, facilitando a vida para o tricolor gaúcho.

É muito importante que Julio Cesar apoie e defenda, ao contrário do que fez contra o Vasco. O Grêmio precisa de suas subidas ao ataque, em complemento às de Mário Fernandes e a defesa não pode ficar desguarnecida em se tratando especialmente de Abreu. Os laterais, pelo menos um deles, precisam fechar junto com os zagueiros para garantir que a defesa estará compacta, tanto para uma jogada aérea como para uma penetração aguda pelos flancos ou pelo meio.

O Grêmio precisa é disso: estudar seu adversário e o que ele tem de melhor e pior para, com o que Grêmio tem de melhor e pior, procurar neutralizar o que precisa ser neutralizado e explorar o que pode ser explorado em nosso favor. Somente estudando, avaliando com inteligência é que o Grêmio poderá vencer um jogo contra uma equipe tão bem posicionada na tabela e com ambições tão claras e definidas.

@anniefim  Annie Fim
Share |