terça-feira, 13 de setembro de 2011

Ponto e vírgula e o Grêmio

Escrever todos escrevem. Não é tão difícil passar uma vaga idéia do que queremos dizer; se temos algum treino, algum estudo e algum um real interesse em dizermos algo. Para tanto, fazemos uso de letras, frases, orações e sinais de pontuação. A grande diferença, creio, está em entender o uso preciso das expressões e dos sinais.

A maioria de nós sabe bem como usar os pontos, a exclamação, a interrogação, os porquês, a crase e as vírgulas. O diferencial, aí é que está, é saber utilizar o ponto e vírgula e os travessões. Isto já requer algum estudo, requer alguma elegância e uma compreensão da finalidade da escrita. Ora, vejam bem caros e atentos leitores; qual de nós tem segurança para inserir os travessões marcando o aposto? Renato – maior ídolo do GRÊMIO – sempre reitera seu GREMISMO.  Eu não! Escrevi consultando e aprendendo, pois assim acho que devemos nos conduzir.

E o ponto e vírgula? Buenas, este eu não arrisco sem um estudo minucioso, uma leitura interessada do Cegalla, buscando na memória o significado de uma oração subordinada substantiva objetiva direta e para só então ter segurança para tanto. E estou aprendendo, garanto. 

Nestes dias atômicos em que vivemos, a falta de compreensão da importância das regras gramaticais é justificada através da escrita cibernética e da velocidade da informação – e as gramáticas seguem empoeiradas à espera de alguém que as compreenda.  Percebo que ninguém mais tem interesse na escrita do próprio idioma, então eu pergunto: Por que eu tenho tamanha preocupação com a elegância e a precisão na escrita? A reposta é simples: Eu nivelo por cima; eu acredito que devemos pensar no topo, no melhor, em acreditarmos no nosso potencial e assim melhorarmos dia a dia. A escrita precisa consegue transportar para o plano exterior os nossos pensamentos - estudar nunca ocupou espaço e jamais será perda de tempo.

Assim acredito que devemos pensar em dirigir o GRÊMIO. Devemos pensar e refletir na hora em que fazemos nossas escolhas para o comando do Clube. Dirigir o GRÊMIO não é somente para os pontos de exclamação, pontos finais e adjetivos; também o é, mas é muito para o ponto e vírgula, travessão e orações subordinadas. Exige muito mais que discursos inflamados de convocação e gritos histéricos. Dirigir um clube do tamanho do GRÊMIO exige estudo, dedicação e conhecimento. Procure os mestres, procure quem sabe - ache o Cegalla do GRÊMIO e quem sabe assim tu possas atirar-te a tamanha tarefa. Só deveria dirigir o GRÊMIO quem entende o quão importante é o ponto e vírgula.

Ah, pois é!

@AndersonKegler  Anderson Kegler
Share |