terça-feira, 23 de agosto de 2011

O ônibus, o concreto e o GRÊMIO

Em Porto Alegre, cidade do GRÊMIO, existe uma via chamada “corredor de ônibus” local por onde os mesmos circulam fora do trânsito normal fazendo com que em horários de pico seja muito mais fácil e rápido usar o transporte público. Mas esses mesmos ônibus, devido ao seu peso, estragam o asfalto com que a via é feita, abrindo verdadeiras crateras nestes corredores. Quem já não percebeu que os corredores de ônibus estão sempre esburacados? Não há um dia de chuva em que isso não fique ainda mais evidente, quando os ônibus, mesmo com motoristas cautelosos, passam jogando água no cidadão trabalhador que fica nas paradas ou atravessando as ruas.

Qual a solução? Afinal, todos os anos a Prefeitura recapa os mesmos locais várias e várias vezes e toda vez que chove... lá está o asfalto, esburacado. 

Ora, a solução é muito simples: concreto! Faz-se a pista dos ônibus de concreto. Já existem locais na nossa amada cidade em que o asfalto foi substituído pelo concreto e o resultado é que não há mais buracos. O problema está resolvido. Claro que às vezes é necessário um reparo ou outro. Óbvio que precisamos estar atentos e fazer as manutenções constantes, mas não há grandes problemas, não é qualquer chuva que causa estrago, não é o dia a dia dos ônibus que abre crateras, não é necessário transformar concertos de urgência em rotina, nem reformar certos trechos como se começássemos do zero. E porque essa troca não é feita? Falta planejamento e vontade política. O concreto exige atitude.

Assim é o GRÊMIO. Vivemos no asfalto, todo ano e durante o ano precisamos ficar tapando buracos, fazendo reformas e reconstruindo. Se colocássemos o concreto nas nossas vias estaríamos preparados para os percalços. Sempre precisaríamos fazer pequenos ajustes, mas haveria uma base sólida, uma linha a ser seguida. Isso se faz com planejamento e coragem de dar um basta nos remendos e iniciar um projeto sério. Assim chegaríamos longe, estaríamos protegidos de idéias aventureiras e de arrogantes que se auto-intitulam salvadores da pátria e só nos afundam. O GRÊMIO teria um projeto de GRÊMIO, da maneira de jogar até uma maneira de administrar. Poderíamos responsabilizar os que fugissem disso. Mas para isso, amigos, precisamos de gente de coragem, de gente disposta, de homens e mulheres capazes de dar a cara a tapa nos primeiros tempos. Precisaríamos de uma revolução! E poucos são capazes de encarar uma revolução. Ainda mais uma que no inicio teria de fazer duras e necessárias reformas. Todos querem a glória sem o trabalho, querem a vitória sem a luta.

O GRÊMIO precisa de homens que aceitem cicatrizes de batalha, que estejam dispostos a pagar o preço, que sejam homens. Precisamos focar no GRÊMIO, pelo GRÊMIO e para o GRÊMIO.
Assim seja!

@AndersonKegler  Anderson Kegler
 
Share |