quarta-feira, 3 de agosto de 2011

HISTÓRIAS e LENDAS DO FUTEBOL

PAULO SANTANA. ODONE. NOTICIAS. PRIVILÉGIOS ETC.

1. Jesus Afonso, um pelotense que há muitos anos vive em Brasília, secretaria por lá algum político ( http://garanhaodepelotas.blogspot.com/2011/06/garanhao-de-pelotas-e-garanhao-do.html ) é Gremistas dos 4 costados. Foi conselheiro do clube por anos ( digo foi porque não encontrei seu nome na lista do, para mim, dificultoso site de se encontrar o que se quer - o nosso Portal Oficial do qual se falava tantas maravilhas. A última vez que o vi foi na eleição para a Presidência do CD vencida por RRFL quando esteve para votar em LCL MADEIRA. Jesus Afonso era sim, estava sempre presente ...nas votações das eleições. Conselheiro do velho time de caciques, seu comparecimento na sala do órgão maior do clube se dava apenas nestas ocasiões ( não fazia isto isoladamente, a maioria dos políticos sempre tiveram esta conduta, como Fogaça, J A Mendes Ribeiro Filho, Alceu Colares, Brito, e tantos outros, com raríssimas exceções, como Pujol também entre outros ). Na década de 60 talvez no seu final, ele participava dos programas esportivos das rádios e TVs locais e até onde sei foi o primeiro a assumir publicamente o seu time do coração: o Grêmio. Com gestos espalhafatosos, voz alterada e em tom acima do normal, socos na mesa, enfrentando com ousadia a crônica e colorados de plantão, Jesus criou um estilo próprio de atuar. Não era muito talentoso ( a meu juízo ), mas estava, digamos, agradando. Saiu de Porto Alegre enrabichado num político que sinceramente não me recordo quem, e se estabeleceu em Brasília. Dele me restou o contato com o filho, Beto Afonso, um dos maiores Gremistas que conheço - da minha turma original de torcida em cadeiras junto com F Koff Jr, Fernando Flores Cabral, Scapini e outros - e que anda hoje por entre uma praia de outra de Santa Catarina - sempre vindo a Porto Alegre para assistir jogos de finais ( como eles não acontecem mais....o ultimo encontro foi em 2007 x o Boca ....).

2. Francisco Paulo Santana iniciou-se na crônica esportiva imitando Jesus Afonso. E imitando-o descaradamente (no bom sentido). Copiou jeitos e trejeitos, a fala, todo o tipo espalhafatoso que Jesus Afonso fazia, assumindo publicamente seu gremismo, numa época em que era muito mais difícil de fazê-lo. E ao ´tipo` emprestou um talento natural que, com os anos, foi crescendo. Vislumbrou, inteligentemente, que estava ali uma forma de se tornar muito popular, muito conhecido, subir na profissão, ganhar dinheiro e, claro, se consagrar. Ele se fez um personagem, tanto que inconformado em ser só um criou seu alter ego = Pablo. Exagerado em tudo, até no seu Narcisismo extremo, na sua megalomaníaca e na sua hipocondria assumida, fazendo disto seu cartão de visitas, de apresentação. Ele faz o tipo que vai virar lenda. Muito do que ele faz será contado, e será verdade, mas como toda a lenda, muito do que ele não fez e nem sonhou em fazer, a ele será atribuído. Ele exagera no seu Gremismo. Não tenho dúvida nenhuma disto. O exagero do seu Gremismo lhe deu tudo o que tem: fama e não sei quanto em dinheiro, mas todo o que arrecadou - salvo se andou ganhando algum em loterias... Conta a ´lenda` que ele era um policial comum conseguiu se transformar em delegado trabalhou um dia e como tal se aposentou. Conta a lenda...mas lenda é lenda. Em 1977 eu cursava direito na PUC. Ele foi meu colega em algumas cadeiras. Solitariamente, um camarada...chegavam 4 ou 5 ... uma estrela. Boa gente, no fundo, andava com um rádio enorme pelos corredores da faculdade carregando-o como se fosse uma sacola e fumando desesperadamente. O Grêmio não vencia há 08 anos, eles iriam se tornar ENEA ( que virou ELES NUNCA ESQUECERÃO ANDRÉ ). Minha turma foi fundadora da GREPUC, a maior torcida (des)organizada que o Grêmio já teve, e seu prazo de validade, por promessa, terminaria quando o Grêmio recuperasse o RS dos vermelhos. E ganhamos exatamente neste ano da fundação e da extinção porque o objetivo havia sido alcançado. Milhares de jovens invadiram o CAMPUS universitário e se espalharam por ela invadindo todas as salas de aula e interrompendo a lição fazendo com que uma a uma fosse suspensa. Passamos pela frente do quarto aonde repousava o Dr. Otão e gritamos repetidas vezes: OTÃO, OTÃO, OTÃO, O GRÊMIO É CAMPEÃO. Chegamos na Faculdade de Direito. Pois o homem que estava em aula, inteligentemente, viu, de imediato, a chance que precisava para virar a noticia do outro dia. Tomou à frente da multidão, na primeira sala que entrou subiu numa cadeira e fez um discurso. Pronto. No outro dia era a noticia: tinha comandado a torcida na PUC. O Reitor promoveu sua ´gentil` retirada. Ele teve que concluir a faculdade em outra Universidade. Mas tinha ganho o holofote, o resto não importava. O fato era verdadeiro mas...a noticia, bem esta virou lenda.

3. Francisco Paulo Santana e Odone. Em novembro de 2005 o Grêmio enfrentava o Santa Cruz no Olímpico no seu inferno da 2a divisão. O Olímpico estaria completamente lotado porque a vitória garantia a volta. Antes do Jogo Paulo Santana liga para Paulo Odone. Eu estava na sala, isto não é lenda, é história. PS convida PO para que antes do inicio do jogo ambos dessem uma VOLTA OLÍMPICA abanando para a torcida. PO não aceitou, recusou. Ainda alertou: e se não ganhamos. A resposta foi estarrecedora: PO nós somos imunes a isto... PO não foi. PS antes do jogo deu uma volta olímpica abanando para uma torcida enlouquecida. Fim de jogo, Grêmio não supera o Santa e tem de ir a Recife enfrentar o Náutico. Foi. Batalha dos Aflitos. PS não foi ao jogo. Todos sabem o que aconteceu naquele 26 de novembro. Saltos e tropeços, os narcisos só contam os saltos.

3.1. PS vinha sendo este ano um critico severíssimo de Odone, implacável. Ainda na 6a feira fez um pronunciamento contra o Presidente que correu e corre a internet. Dizem ( lenda ? ) que o alcance deste homem é notável e se diz também ( lenda ? ) que a ZH é lida de trás para a frente, mesmo pelos não judeus ( ... prá quem não sabem os livros em hebraico são lidos assim ). PO vivenciava uma pressão nunca dantes navegada .... De repente, não mais do que de repente, em meio ao nada, PS, que não é repórter, anuncia espetacularmente um furo estupendo nos seus colegas jornalistas estes sim repórteres. Em primeiríssima mão conta para o mundo do futebol gaúcho a notícia que todos perseguiam. AVM não é mais o Homem do Futebol. Coincidentemente dali em diante PS puxa o freio de mão e tira o pé do acelerador em suas criticas a PO.

3.2. A pergunta que todos se fazem, uns em tom de afirmação, é: PAULO ODONE passou a noticia privilegiada ? Querem saber o que eu acho ? Lenda !

saudações tricolores

@cajosias Carlos Josias
Share |