sábado, 2 de julho de 2011

JULINHO CAMARGO ADOCE A NOSSA VIDA

AMIGOS GREMISTAS:

Ressalvando o Scolari, qualquer treinador que ´desembarcasse` no aeroporto ou na rodoviária, sofreria uma estupenda rejeição - smj. Uns mais outros menos. Entre os especulados, sempre os mesmos – seria falta de criatividade da imprensa ou escassez mesmo ? – Roth bateria nos 90%, Cuca nos 85% e Adilson nos 80%, não necessariamente nesta ordem, ou vice e versa de três, diria, quem sabe, o Jardel. O contratado está em 70%. Aceitável. Dolorosamente entristecida pela saída do ídolo a torcida do Grêmio se comporta como o filho cujo pai está de namorada nova, logo depois que saiu de casa e rompeu com a mãe ( e vice versa idem idem para que as mulheres não me achem machista ): não engolem a madrasta, ao menos no primeiro contato. E para quem, como eu, tem muitos filhos, isto é um pavor. E o nosso Grêmio tem 7 mihões de filhos. Não é mole. Mas nada mole tem graça, nem água em pedra dura. O Brasil não possui mais do que três ou quatros treinadores no primeiro escalão. Posso me esquecer de alguém, mas Scolari, Mano, Murici estão num cume, logo abaixo, quem sabe, Dorival e depois muitos japoneses até chegar nos ruins. Renato era Japonês como treinador, mas absolutamente IMBATÍVEL como ídolo. Nunca se viu nada parecido com o que se viu na sua saída: coisas que só o Grêmio produz. Quando Odone disse: fiz o que a torcida queria, ele não foi infeliz. Foi desastroso. Era o que a torcida menos queria. Se ele dissesse: fiz o que precisava ser feito, poderíamos até não gostar, mas a frase soaria mais realista e verdadeira. É que Odone está há muito sem criatividade, o discurso dele murchou, tem saído pela linha de fundo como numa jogada do Amato ( com bola e tudo ): e volta e meia atrapalha ou estraga o do AVM que se pode estar cometendo pecados no vestiário, tem a fala mais ponderada e menos infeliz que a do P. Neste caldo de cultura precária em treinadores, cujos salários do Japão à ruindade beiram ao hilário, Julinho Camargo me parece uma aposta ( como qualquer outro seria, na verdade, menos os de ponta relacionados e se notarem tirei dali o Luxa que virou o fio ... ) muito interessante.

Claro, tem prós e contras. Nem Deus é só tem prós nem o Diabo só tem contras...Não tem expressão nacional, não conquistou títulos importantes, é noviço em treinar time profissional – ainda mais clube grande – e tem uma voz chinfrim. Epa opa, voz chinfrim ? Sim e daí ? Chico Buarque também tem, chegou a reconhecer isto expressa e poeticamente ( Até o Fim ) e ainda assim foi e é o que é: se ele vem treinar então, bem ai até é bom que a voz não seja tão agradável, certamente o Grêmio vai providenciar um bom assessor que lhe aconselhe a falar pouco e o necessário e deixe para cantar no chuveiro.

Os prós ? A trajetória dele é muito parecida com a do Mano, saindo das bases – só que do lado de lá - indo pro Caxias vindo pro Grêmio e pasmem, treina a seleção. Salário barato, se não der certo, não se paga aquele caminhão de multa que o Roth adora o Adilson não desculpa e o Cuca aprecia – só o Renato perdoa. Atravessa a cidade, chega, dá à coletiva, e sai treinando. Conhece há anos o nosso vestiário e as pessoas que o compõe. Quem pensa que vestiário é o time e deu, ta enganado. Vestiário tem porteiro, segurança, roupeiro ... Se o cara não cair no agrado do Fernandão, do Zezinho, do Henrique do Márcio, do Rabaldo que estão no Grêmio desde a fundação .... vai sofrer. Julinho chega, entra, abraça os velhos amigos, e sai treinando. Termina o treino e se quiser fazer xixi não pergunta pra ninguém onde fica o banheiro. Tá em casa. Mais que isto, conhece as bases como ninguém. Eu disse como ninguém. Se tiver por lá alguém que preste ele sabe nome, endereço, telefone e filiação. E é amigo da gurizada, põe no time prá jogar ou tira. Conhece boleiros. Enfim, Julinho tem muito mais prós do que contras. E os contra que possa ter podem ser melhorados. Diante deste IMEDIATISMO que estamos, JULINHO é sim é mais que bela opção ....QUEM SABE ATÉ A ÚNICA. E vamos ver como Falcão se vira sem ele... Penso que a direção acertou.

E AGORA, AGORA SIM, AGORA SIM O BIXO VAI PEGAR PORQUE AGORA NÓS REALMENTE VAMOS SABER SE OS HOMENS DO FUTEBOL TEM BALA NA AGULHA OU NÃO.

Criticamos muito os homens do futebol. Eu critiquei e tenho criticado. Conheço os três, mantenho relacionamento há anos e muito bom com todos. Mas isto nunca me impediu de dizer o que penso. E sempre disse, até porque, exceto o Cidade que é incapaz de falar mal do diabo, AVM E SIMÕES ano passado baixaram a lenha até não mais poder.... A banca paga e recebe, eles sabem disto e entendem isto e disto. Em que pese todas as criticas, cá pra nós, DEVE SER UM INFERNO dirigir um treinador cuja idolatria quase bate no tamanho e na grandeza da própria instituição. Tudo o que tu fizer é errado: se elogia, é subordinado – o cara vira o Presidente .... – se criticar, te chamam de inadequado, e até traíra. Imagina a DILMA ter LULA de Vice .... UM INFERNO, e isto tem que se dar desconto. E vamos reconhecer, nunca foi dado este desconto. É muito difícil TER PULSO numa situação desta. Os homens do futebol não tiveram pulso com Renato, não porque não possuem pulso, mas porque é quase impossível comandar um herói ... ou rebelde. E AVM teve dificuldades com treinadores de fama alargada, Leão, Antônio Lopes.... é difícil ter PULSO com eles. Até porque AVM ainda é, me perdoe, noviço no ramo apesar de tantos anos no clube. Idade não é suficiente, até o cara chegar a ´p velha` leva tempo....

Agora não, entre os PRÓS do JULINHO, talvez ele traga o mais necessário de todos agora, neste momento do clube: ELE SE DEIXA COMANDAR ele vem PRA SER MANDADO.

E isto, senhores, agora, neste momento, É IMPERIOSO. Ou o abismo nos espera.

JULINHO seja bem vindo e não seja (c)amargo: ADOCE A NOSSA VIDA.

@cajosias Carlos Josias


Share |