terça-feira, 21 de junho de 2011

Ronaldinho e a vergonha tricolor

No dia de hoje, Eduardo Antonini declarou que, propositadamente, Ronaldinho Gaúcho foi deixado de fora da lista de revelações do Grêmio. Afinal, "A categoria de base tem que formar cidadãos, não apenas jogadores", conforme afirmação do próprio Antonini. Interessante notar, que um dia antes, a explicação do diretor executivo de planejamento gremista, Cristiano Koehler, foi bem diferente.

Ao torcedor gremista é interessante notar considerações interessantes sobre este caso:

  • Eduardo Antonini desmentiu o que disse Cristiano Koehler ao fornecer a "real explicação" para deixar Ronaldinho de fora?
  • Ronaldinho, por pior pessoa que seja, não foi realmente formado no Grêmio? Não foi eleito o melhor jogador do mundo? Não seria bom para o Grêmio, enquanto instituição, contar com um jogador que já foi de alto calibre em sua lista de revelações?
É verdade que Ronaldinho chutou o Grêmio duas vezes e não merece mais chegar perto do Olímpico. Isso é fato. Mas há muita gente MUITO pior do que ele dentro do Olímpico HOJE. Senão, vejamos:
  • Hoje temos em nosso quadro de sócios e pior, em nossa tribuna de honra, um conhecido estelionatário, nas palavras da Justiça do Rio Grande do Sul. Há 40 dias, o presidente do Conselho Deliberativo, Raul Régis, prometeu resposta do Grêmio do Prata e a todos os gremistas sobre a exclusão do senhor José Alberto Guerreiro de seus quadros. Ele respondeu pra ti? Pra mim também não.
  • Hoje temos também um presidente que é mais deputado que qualquer coisa. Que outra explicação existe no Gre-nada dos deputados, realizada no gramado do Monumental? Isso sem falar nas inúmeras auto-promoções personalistas da figura do senhor deputado no site oficial do Clube.
  • Há 10 anos não ganhamos um título de grande expressão (Aflitos, por épico que tenha sido, foi somente série B). O que pensar desse mesmo deputado que passou 8 anos e meio na presidência e nos entrega... a Arena?
  • Aliás, a Arena. Um belíssimo empreendimento? Talvez. Uma conquista? Jamais. Conquista são títulos. É pelos títulos que a torcida cresce e o torcedor de associa.
Por estes e outros pontos que acredito que catálogo de revelações com ou sem Ronaldinho é o menor dos nossos problemas. Além de parecer vingança por mágoa. Temos muito o que (re)pensar dentro do Grêmio se quisermos voltar a ser grandes como merecemos.

@anniefim, gremista, sócia e indignada

Share |