quinta-feira, 9 de junho de 2011

CONDOMÍNIO DE CREDORES

 Como nasceu o CONDOMÍNIO  que salvou as finanças do clube -  exemplo de circunstância que mostra como a ajuda de todos pode nos tornar IMBATÍVEIS

AMIGOS GREMISTAS:

Com alguma frequência num ou noutro blog surge a especulação de como teria nascido a idéia do condomínio, e sua montagem, seu crescimento, fator decisivo para a salvação do clube que no período pós ISL mergulhou numa profunda crise financeira que parecia insuperável. Em comentários miúdos já, por várias vezes, também num ou noutro blog, contei esta história, mas me decidi a aqui, relatar os fatos – dando antes de tudo um depoimento – porque tenho lido e ouvido tanto disparate dos quais alguns passam tão longe do ponto como o tempo que separa uma aparição da outra do cometa haley. Vou tentar resumir.


1. Em 2005 cheguei Vice no G com a eleição Odone, a 1a.

2. A divida era absurda e o G não tina como pagá-la. Me martelava uma entrevista do Homero Belini na Band em que ele dizia que o Grêmio só tinha uma solução que chamar todos os credores e dizer = olha se vocês quiserem tudo agora não sairá ninguém daqui com um tijolo de baixo do braço, então eu (ele Belini dizendo) faria uma concordata branca….

3. Eu fiquei bem impressionado com aquilo. O primeiro departamento a se profisisonalizar foi o DEJUR e o primeiro diretor remunerado, na Gestão Odone daquele ano que tinha como uma das metas profissionalizar todos os setores do clube a partir das linhas do planejamento estratégico, foi o DR. CELSO RODRIGUES, indicação do DR. F Koff ao ODONE e que era advogado do clube dos 13. Advogado, ex Juiz de Direito e que havia colaborado conosco na Reforma Estatutária cuja Comissão foi Presidida pelo mesmo Presidente Odone e que entre tantos Gremistas ilustres contava com a minha modesta contribuição.

4. No meu primeiro encontro com o Dr. Celso relatei a ele a entrevisa do Belini e indaguei dele: COMO PODERIAMOS FAZER ISTO,POR EM PRÁTICA ALGO ASSIM ?

4.1. Ressalvo que várias vezes prestei este reconhecimento – o do nascedouro da idéia e sua fonte, a público para bem referir o Dr. Homero.

4.2. RESPOSTA DO DR. CELSO = CONDOMÍNIO DE CREDORES….

4.3. Foi a primeira vez q ouvi falar na expressão. Pronto tava ali o inicio da solução.

5. Infelizmente o Dr. Celso saiu do clube por iniciativa dele, eis que estaria ficando incompatível sua atividade no G com o clube dos 13.

5.1. Por indicação minha foi contratado o Escritório Levenzon: queria um profissional de renome, de representatividade, e ele tinha sido Presidente da OAB e era do Conselho Federal da OAB … Veio ele e com ele o Dr. Gustavo Pinheiro.

6. Mostrei o esboço do Plano que o Dr. Celso tinha deixado.

6.1. Eles iniciaram então a elaboração minudente do plano e aprontaram o projeto.

6.1.1. Ambos foram repatriados agora por ODONE e retornaram ao clube depois de terem saído na Gestão Duda, até onde sei, sairam porque quiseram.

6.2. Plano pronto, tinha que ter alguém do financeiro engajado para dar continuidade até porque não havia como projetar a idéia sem o acompanhamento do Financeiro, por óbvio.

6.2.1. Foi ai que chamamos o Dr. Airton Ruschel, braço direito do Tulio Macedo no Financeiro e que havia ingressado ali por sugestão minha logo que assumi a Vice, o Tulio nem o conhecia.

6.2.2. O Dr. Airton havia sido assessor da Vice Presidência exercida por Jaime de Marco e conhecia muito bem a situação do clube. Túlio Macedo chegava no Grêmio sem conhece-la, e o Dr. Airton foi seu guia, fundamental sua presença naquele ano para o desenvolvimento do setor e do clube.

7. Pois o plano foi concebido e posto em prática assim.

8. O primeiro a ser chamado foi um advogado que tinha uma grande quantidade de jogadores com reclamatórias trabalhistas. A idéia era, faz com ele, joga um monte no condominio e pronto, aberta a porta os outros serão atraídos. Advogao Décio Newhouse, aqui também a iniciativa Dr. Celso quanto ao inicio do plano e com ele, Dr. Cleso, já tinhamos feito vários contatos com o profissional sobre o caso.

8.1. O Dr. Décio aceitou a ´composição` e seus clientes, como disse diversos jogadores, foram recepcionados no condomínio dando-se o decisivo ponto de partida para a empreitada.

9. Os Drs. Levenzon e Gustavo continuaram o que já tinha sido iniciado e com o Dr. Airton Ruschel passaram a desempenhar a função verdadeira de saneamento nas finanças do clube que hoje chega praticamente ao fim – 6 anos depois.

10. Nasceu assim a salvação do Grêmio nas suas finanças.

11. Para esclarecer, quando Odone saiu em 2008 havia um atraso de 6 milhões que foi regularizado.

11.1. A Gestão Duda liquidou a maior de todas as pendências. O Atleta Zinho e a segunda maior, junto ao Corinthians, face o Atleta Nenê.

12. Hoje o Clube pode ter o orgulho de se ver recuperado especialmente no que tange ao seu crédito. A credibilidade. O Grêmio hoje se orgulha de ser o que sempre foi: um clube de imagem impecável e reputação íntegra. Um clube grande, vitorioso e cumpridor de suas obrigações.

Foi isto e foi assim.

Abraços

@cajosias - Carlos Josias

...te associe ao CLUBE Grêmio, não espere acontecer, faça acontecer...


Share |