domingo, 1 de maio de 2011

A duuuuuuuuura semana de Borges

Cleyton Santos hoje é o nosso convidado especial e, apesar de não ser gremista,traz sua opinião sobre a atual situação do jogador Borges. Confira:

Por Cleyton Santos
http://artedofutebol.wordpress.com



Você, torcedor gremista, deve estar com os nervos a flor da pele com o Borges - e por motivos mais que compreensíveis, por sinal.
É complicado ver um cara que sempre era chamado de "9" (sendo que nuna foi um) dar uma cotovelada e ser expulso na 3ª e perder um pênalti em uma final do domingo.
O correto aliás, era falar "A duuuuuuuuuura semana do Grêmio", pois só apanhou, de maneira injusta na 3ª, e justa talvez hoje, por conta de um erro na escalação da equipe, que só passou a jogar realmente com a expulsão do Guinãzu. Mas aí são outros quinhentos.
Mas voltemos ao Borges...Ele sempre foi chamado de 'esquentado', e isso não é nem dos tempos de Grêmio não; do próprio Paraná mesmo, que agora sofre com a caída pra 2ªdivisão paranaense, ele já era esquentado deste jeito.
Tanto que não durou no mundo árabe (pelo mesmo motivo que todos os outros que não dão certo no mundo árabe: Saudade de casa, comida, maus costumes de ver tanta gente rezando cinco vezes por dia, etc...), e pelo visto, Muricy Ramalho o via com 'enorme potencial', tanto que foi pro SP e lá viveu seus maiores dias de glória. E talvez os maiores de pressão, ao menos até essa semana. A cobrança por títulos e sua petição quase incondicional por jogar pegou mal. E aí, teu espírito de 'esquentado' voltava a tona.
Durante a passagem do Carlos Alberto no SP, eu falava que o Borges era o "CA sem madeixas": Marrento, queria jogar toda hora, e se o time perde, a culpa não é dele. E foi bem por aí que ele chegou aí no Grêmio. Chegou como esperança para substituir Máxi Lopez, um VERDADEIRO camisa 9: Alto, cabeceava bem, tinha corpo para encarar o zagueiro mais forte.
Borges nunca teve isso, mas queria ser tratado como um ser desses. O Jonas fez mais gol que ele e aceitava o papel de segundo atacante. Borges sofreu uma daquelas tipicas semanas que acabam com a carreira de um jogador, e não teve cabeça pra encarar.
Assim imagino que na próxima semana, o empresário já deva estar pensando em achar um time aonde colocar Borges que não tenha centroavante e que pague a grana que pagam pra ele no Grêmio, pois o único time que não têm mesmo, que era o próprio Grêmio, ausente de um real camisa 9, com pinta de camisa 9, desde Máxi Lopez, já não o aceita mais, de maneira mais do que justíssima.
Desde o início do ano, o Borges não é artilheiro. Nunca foi 9, nunca vai ser 9. Tacaram isso na cabeça dele, e ele se entende dessa maneira. Fazer o quê?
PS: Que semana pros ex-sãopaulinos...Carlos Alberto dispensado, Borges expulso na Libertadores, e perdendo pênalti no Gauchão...Tava virando macumba jogar no São Paulo mesmo.

Cleyton Santos é jornalista, tem 22 anos, vive em São Paulo,
e é editor do blog de futebol internacional do site "OsGeraldinos". 



Share |