quinta-feira, 26 de maio de 2011

Avanço no CD do Grêmio – sócio sai fortalecido

AMIGOS GREMISTAS

Para quem não sabe a cláusula de barreira é um índice percentual que obstaculiza o ingresso no conselho do Grêmio – ou ao cargo de Presidente – caso o grupo candidato não a ultrapasse ao número mínimo estipulado. Uma espécie de portão com cadeado que somente pode ser aberto se tal condição for cumprida. Até ontem o percentual era de 30%, vale dizer, um grupo – ou chapa – em uma eleição que não atingisse esse número mínimo = ficava de fora do CD. O percentual era altíssimo e na ultima eleição duas, das 3 chapas, somados os seus votos, alcançaram 49% do eleitorado mas não entraram no conselho porque individualmente andaram na faixa dos 25% de votos. Resultado disto foi que uma das chapas que atingiu 51% dos votos acabou entrando solitária no CD como se 100% dos assoaciados assim o quizesse. Triste, porque o clube ficou nas mãos de uma só idéia, um só pensamento, uma só chapa.

E o que houve ontem no CD do clube ? Uma reunião histórica que diminui este percentual de 30¨% para 20%¨.

Considerações sobre a reunião de ontem.

1. O CD novo mantém um vício incurável do qual também padecia o CD antigo.
 
1.1. A frequência baixa.
 
1.1.1. Me desculpem mas vou manter a critica que tinha no passado ( fui conselheiro por 17 anos e computei 8 faltas, algumas das quais estava fora da da cidade a trabalho do clube porque era dirigente …): penso ser INJUSTIFICÁVEL tanta ausência. É compreensível que alguns não possam eventualmente comparecer por motivos justificáveis, inaceitável que mais de 100 tenham justificativas aceitáveis.
 
1.2. Parece que há, no atual – e já flagrei isto muitas vezes – um deslumbramento infantil com a função de conselheiro. Esta função é de entrega não de exibicionismo.
 
1.2.1. Justiça seja feita. Havia no passado. Há no presente. Não sei como possa ser curada essa enfermidade. Mas tem que ser. Chamem o HOUSE = no 3o diagnóstico ele acerta.

2. A César o que é de César.
 
2.1. O CD atual fez o que o CD antigo não fez. Em poucos meses de existência o CD atual cumpriu uma promessa que o CD antigo se negou a cumprir durante anos e rasgou o compromisso quando a fez.
 
2.1.1. Quem quiser negar que houve avanço que negue, mas com todo o respeito: É INEGÁVEL.
 
2.1.2. Não querer aplaudir a atitude do CD ontem é hipocrisia, ingenuidade, despeito ou na melhor de todas as hipóteses – a que mais creio quanto aos amigos – ERRO.
 
2.2. Nas penultimas eleições – vou contar de novo – foi panfleteado no pátio do estádio olimpico, se não por todos por quase todos os grupos, o compromisso da redução de cláusula de barreira para 20%.
 
2.2.1. O meu grupo – G IMORTAL – na ocasião tendo RENATO MOREIRA como presidente de fato – utilizou o panfleto para tal. E fomos eleitos com este compromisso.
 
2.2.1.1. Não cumprimos.
 
2.3. Na época da eleição o Dr. Renato, excelente Gremista, sem dúvida, sem consultar o Grupo apresentou um projeto alternativo e liberou os sócios do G Imortal para que cada um votasse como quisesse.
 
2.3.1. Eu fiquei envergonhado e o desdobramento foi que sai do grupo não sem antes passar por alguns outros episódios. Mais adiante o grupo se dividiu e ai eu retornei. Quando a divisão aconteceu, quanto a isto, ao menos, era tarde.
 
2.4. Nada fica impune neste mundo, mais dia menos dia se paga. A banca paga e recebe. Sempre que se quiser ser o chicote do mundo é aconselhável que se dê uma olhadinha no próprio rabo.

3. Agora surgiu a tal de cl. de barreira zero. Não vou mais discutir o mérito porque já me detive exaustivamente nele e fui frontalmente contra tal condição. E uitlizei de argumentos fundamentados, não fiquei passeando sobre questões quase que demagógicas ( eu disse ´quase`…. ) como oportunismo, aventureiros etc. Não, discorri sobre a questão efetiva da sua temeridade e da ausência de representatividade que ela traria. Talvez num futuro quem sabe, talvez, mas o clube vai ter que estar muito mais maduro na sua composição social para correr este risco. Não estamos falando de ousadia aqui, estamos falando de temeridade, é diferente.
 
3.1. Curioso que a tal de barreira zero tenha entre os seus defensores – entre tantos ilustres bem intencionados e amigos, como o caso do Evandro – exatamente o Grande Gremista Renato Moreira que num passado bem recente quebrou a promessa, pisoteou o compromisso e ofertou um projeto dito alternativo que servia de disfarce – me perdoem a sinceridade – para deixar de cumprir o prometido.
 
3.1.1. Entre tantos atos equivocados, aquele muito pior do que comprometer a reeleição do grupo e de seus componentes, comprometeu o avanço politico do clube, um histórico avanço politico foi obstaculizado equivocadamente.
 
3.2. Neste sentido a pregação da cl zero foi até hilária. A mim.

4. Agora, ontem, o CD atual RESGATOU o que o antigo havia soterrado.
 
4.1. Então senhores, vamos ser honestos. Ontem foi mais do que um avanço na politica do clube. Ontem foi um dia de resgatar o erro do passado.

5. Por estas e outras, com o protesto pela falta de presença e pelo injustificável numero de ausências aonde se ve a repetição de uma doença pré-existente. ontem foi um dia de lavar a alma dos Gremistas. E eu senti uma IMENSA inveja de quem protagonizou isto, e amldiçoei o dia que a votação no passado rejeitou esta modernidade. Foi mais do que um avanço, foi um passo de sete léguas de democracia. Não dá para negar isto. Seria sobretudo INJUSTO e chega de injustiças dentro do nosso Grêmio. Penso que ontem tenha sido um pontapé inicial para que possamos nos tornar um clube mais moderno…mais civilizado.

Aquele abraço

@cajosias - Carlos Josias

Share |